Estive aqui pensando, para uma boa receita, ou , para que uma boa receita tenha um toque á mais, ou pode-se dizer pessoal, tem que ser adicionados na receita bons temperos e condimentos. Eu não dispenso!
Sou fã de noz-moscada, salsinha ( amoo ver as folhinhas "boiando" na sopa! ), tudo que leve a receita ter um sabor bem mais realçado, que pode ter certeza, o povo vai comer e vai achar que alguma coisa de diferente tem!
Nas minhas pesquisas sobre o assunto, achei dois lugares bem interessantes onde tirei essas informações sobre temperos e condimentos, um livro lançado agora no Brasil "Ervas, temperos e condimentos de A a Z" -Tom Stobart , minha próxima comprinha, hihihi, e um site " Culinária Mundial", muito interessante, onde surgiu várias sugestões para próximos laboratórios culinários.
Listo aqui alguns temperos básicos, sempre prontos para temperar um feijão, uma salada, um pernil , um frango, um bife, etc…E dar um toque super nas receitas!
Você com certeza já comeu algum prato com pimenta do reino. Sabor levemente apimentado, geralmente usada com carnes vermelhas. Nas feiras costuma-se moer misturada com cominho, para temperar carne de aves, como frango caipira. Ou refogar legumes como abobrinha e chuchu.
Caso não goste de moer ou amassar. Compre pouca quantidade, de preferência, as que são moídas no ato da compra, nas feiras, por exemplo.
Hoje, é fácil encontrar moedores de pimenta do reino nas lojas. Caso não tenha, amasse com o martelo de bater carne. Prefira colocar a pimenta por último no preparo dos pratos.
Semente ou castanha de Nós-Moscada. Outra especiaria de sabor forte e marcante, levemente adocicado, para alguns. Porém, bem marcante mesmo, é utilizada ralada ou raspada em pequenas quantidades, pitadas. Passando disso, tomo conta da receita. Sendo um sabor muito forte. Por isso, se utiliza ralar a noz sempre na hora em cima do prato. Que vai desde de doces, como pudins, arroz-doce, coalhada… Até os salgados como molhos, suflês, temperar carnes suínas como pernil, lombo… etc.
Raiz de sabor um pouco azedo e picante. Assim é o gengibre, utilizado em pratos orientais. Acha-se dele seco ou fresco. Fresco, utiliza-se ralado ou amassado, temperando peixes e aves, ao invés de usar o alho. Um bom parceiro do gengibre é a raiz de Coentro. Seco, pode se temperar sopas e caldos.
É uma pimenta vendida desidratada e picada. Tem um sabor menos picante, que as suas parentes, “passando rápido” pelo paladar. Lembrando um sabor de embutidos defumado. Ideal para pratos com caldos: Inhâme, cará, Vaca atolada, estrogonofe, sopas, molhos… Usado como tempero rápido em pizzas e outros lanches salgados.
Outro tempero que não pode faltar. Não dá pra explicar o sabor do alecrim. Mas você percebe quando faz um pernil de suíno, uma carne cozida, uma picanha grelhada ou uma batata assada, regada com azeite e polvilhada com folhas de alecrim. Acha-se fresco ou seco. Prefira o fresco, como tempero, de uma leve amassada nas folhas antes de utilizar.
Orégano
Originalmente, o Orégano começou a ser utilizado como tempero na Itália. Junto com as massas, pizzas, molhos, caldos a base de leite, regado com azeite… se espalhou pelo mundo.
Louro
Salsa
Açafrão
Em alguns paíse o açafrão também é utilizado em pratos doces, como bolos e pudins.
Páprica
Colorau
Hortelã
Manjericão
A versão desidradata do manjericão, tem um sabor levemente amargo. Deve ser utilizada em pratos com molhos, caldos e sopas.
Esses são os que mais uso, e que acho imprencendível ter na sua coleção!
Espero que gostem!
Muac*-*

1 comentários:
Ói que massa!
*-*
Postar um comentário