RSS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sabor e cheiro...

Oi Pessoas!!
Estive aqui pensando, para uma boa receita, ou , para que uma boa receita tenha um toque á mais, ou pode-se dizer pessoal, tem que ser adicionados na receita bons temperos e condimentos. Eu não dispenso!
Sou fã de noz-moscada, salsinha ( amoo ver as folhinhas "boiando" na sopa! ), tudo que leve a receita ter um sabor bem mais realçado, que pode ter certeza, o povo vai comer e vai achar que alguma coisa de diferente tem!
Nas minhas pesquisas sobre o assunto, achei dois lugares bem interessantes onde tirei essas informações sobre temperos e condimentos, um livro lançado agora no Brasil "Ervas, temperos e condimentos de A a Z" -Tom Stobart , minha próxima comprinha, hihihi, e um site " Culinária Mundial", muito interessante, onde surgiu várias sugestões para próximos laboratórios culinários.
Listo aqui alguns temperos básicos, sempre prontos para temperar um feijão, uma salada, um pernil , um frango, um bife, etc…E dar um toque super nas receitas!


Clique para ampliarPimenta do Reino
Você com certeza já comeu algum prato com pimenta do reino. Sabor levemente apimentado, geralmente usada com carnes vermelhas. Nas feiras costuma-se moer misturada com cominho, para temperar carne de aves, como frango caipira. Ou refogar legumes como abobrinha e chuchu.
Mas saiba, a pimenta do reino moída na hora, tem um sabor mais marcante. Lembra da mortadela com pimenta do reino em grão?
Caso não goste de moer ou amassar. Compre pouca quantidade, de preferência, as que são moídas no ato da compra, nas feiras, por exemplo.
Hoje, é fácil encontrar moedores de pimenta do reino nas lojas. Caso não tenha, amasse com o martelo de bater carne. Prefira colocar a pimenta por último no preparo dos pratos.


Clique para ampliarNós-Moscada
Semente ou castanha de Nós-Moscada. Outra especiaria de sabor forte e marcante, levemente adocicado, para alguns. Porém, bem marcante mesmo, é utilizada ralada ou raspada em pequenas quantidades, pitadas. Passando disso, tomo conta da receita. Sendo um sabor muito forte. Por isso, se utiliza ralar a noz sempre na hora em cima do prato. Que vai desde de doces, como pudins, arroz-doce, coalhada… Até os salgados como molhos, suflês, temperar carnes suínas como pernil, lombo… etc.


Clique para ampliarGengibre
Raiz de sabor um pouco azedo e picante. Assim é o gengibre, utilizado em pratos orientais. Acha-se dele seco ou fresco. Fresco, utiliza-se ralado ou amassado, temperando peixes e aves, ao invés de usar o alho. Um bom parceiro do gengibre é a raiz de Coentro. Seco, pode se temperar sopas e caldos.


Clique para ampliar Pimenta Calabresa desidratada
É uma pimenta vendida desidratada e picada. Tem um sabor menos picante, que as suas parentes, “passando rápido” pelo paladar. Lembrando um sabor de embutidos defumado. Ideal para pratos com caldos: Inhâme, cará, Vaca atolada, estrogonofe, sopas, molhos… Usado como tempero rápido em pizzas e outros lanches salgados.


Clique para ampliarAlecrim
Outro tempero que não pode faltar. Não dá pra explicar o sabor do alecrim. Mas você percebe quando faz um pernil de suíno, uma carne cozida, uma picanha grelhada ou uma batata assada, regada com azeite e polvilhada com folhas de alecrim. Acha-se fresco ou seco. Prefira o fresco, como tempero, de uma leve amassada nas folhas antes de utilizar.

Orégano
Clique para aumentar
Originalmente, o Orégano começou a ser utilizado como tempero na Itália. Junto com as massas, pizzas, molhos, caldos a base de leite, regado com azeite… se espalhou pelo mundo.

Louro
Clique para aumentarSimbolo da vitória nos jogos da Grécia. As folhas de louro, especiaria de aroma forte, não serve só para dar sabor e aroma ao feijão. Mas também ajuda na digestão e eliminação de uma toxina presente no feijão. Depois de cozida no feijão, deve ser jogada fora. Serve também para temperar carnes vermelhas cozidas, como costela, chambari, acém. Carnes suínas também, sempre no cozimento. Geralmente se encontra pra comprar a folha seca, mas também pode se utilizar a fresca.
Salsa
Clique para ampliarSalsinha, muito parecida com o Coentro. Só que com folhas mais finas, sabor mais suave, levemente doce. Usado picadinho, junto com a cebolhinha, o cheiro-verde. Acrescentado sempre no final do cozimento, já na hora de servir. Acompanhando cozidos de carnes, legumes, verduras e também em saladas.
Clique para ampliarA salsa desidratada, deve ser acrescentada em cozidos, molhos, caldos. Tem um sabor um mais acentuado do que a fresca.
Açafrão
Clique para ampliarEspeciaria milenar, uma raiz de forte, que dá cor e sabor aos alimentos. Geralmente se compra o pó de açafrão nos supermecado, mas na verdade o açafrão é uma raiz, como o gengibre. Com o sabor mais acentuado do que o açafrão em pó. Quando raiz, o açafrão é ralado, depois acrescentado a pratos como Paella espanhola, Frango Caipira, Galinhada, Peixada e muitos pratos regionais brasileiros. Para acentuar a cor, pode ser utilizado junto com o Colorau, que não atrapalha o sabor do açafrão.
Em alguns paíse o açafrão também é utilizado em pratos doces, como bolos e pudins.

Páprica
Clique para aumentarPáprica é uma pimenta, achada nas versões doce e picante. Cor vermelha, com pontos brancos. Observe ao comprar a páprica se parece com o Colorau. Muito boa para temperar recheios de lagarto, frango, lombo, peixes. Vai bem com também com caldos e molhos.
Colorau
Clique para aumentarOu Extrato de Urucum. Você já viu aquela cor amarelada da margarina? Pois é colorau. Utilizado em uma infinidade de produtos alimentícios industrializados. Colorau tem a cor Laranjado ao Vermelho. Mais claro, que a páprica. Não tem um sabor ou aroma característico, mais é ótima para dar mais cor a molhos, caldos, recheios. Quando quiser uma cor laranja-avermelhada, sem usar extrato de tomate. Use o Colorau.
Hortelã
Cheiro agradável e refrescante, sabor levemente picante. O chá é muito utilizado no Oriente-médio. Usa-se as folhas frescas, em saladas, maioneses, molhos, doces, pudins, cremes, refrescos, enfim, um uso diverso para a Hortelá. Pode se picar e pulverizar em pratos quentes, mas já na hora de servir. Não pode faltar no Quibe, seja assado ou frito. Acompanha muitos pratos árabes.
Manjericão
Clique para aumentarOutra erva com tradição italiana. O Manjericão sabor que fica no paladar por um bom tempo. Para se aproveitar o máximo o sabor do manjericão deve se utilizar o mais fresco possível, em molhos, caldos, sopas. Pode se utilizar em assados rápidos, como pizzas. O ideal é picar e acrescentar ao final do cozimento. Se cozinhar ou assar demais pode ficar com sabor amargo.
A versão desidradata do manjericão, tem um sabor levemente amargo. Deve ser utilizada em pratos com molhos, caldos e sopas.

Esses são os que mais uso, e que acho imprencendível ter na sua coleção!
Espero que gostem!

Muac*-*

terça-feira, 14 de junho de 2011

Trivial do nosso dia-a dia!

Oi gente!
E não é que surgiu o segundo vídeo de culinária, acho que estou pegando o gosto de pagar tanto mico!
Mas de boa, não ligo ! De verdade! Além de ser super divertido, sempre penso em algo que seria interessante para mostrar á voceis. Dessa vez pensei em algo muito trivial... trivial mesmo! Arroz!
Ouvi muita gente dizendo que não sabe fazer arroz, e já ensinei uma porção delas, de tão trivial as pessoas se confundem mesmo! Vou confessar, eu não sei fazer miojo, de verdade mesmo! Sempre erro o " ponto " dele...rsss..
Espero que esclareça algumas dúvidas, sempre vou dar algum detalhe durante minhas receitas!


Espero que curtam!
Muac*-*

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Irish Coffee, baby!

Sexta- feira, final-de-semana já chegou! O frio veio junto também , como meu lema dessa semana foi postar coisas que inspiram e combinam com o Dia dos Namorados, lembrei desse café. Meu namorido adora, experimentei e gostei também, tomamos no Godiva Café e percebemos que usam um whisky de boa qualidade, aí como sempre eu deixo aberta a receita prá variações, com conhaque, um bom licor de cacau ou um bom Cherry Brandy ...
Esse café (ou drinque) foi inventado em 1940, na qual essa bebida servia para esquentar os passageiros que chegavam da América do Norte pelo Atlântico. Diz a lenda que que sua criação surgiu quando um vôo não deu certo e teve que voltar por terríveis condições no tempo, e no restaurante do Aeroporto Foynes ( Irlanda ) foram avisados que tinha que preparar um cardápio quente prá receber os passageiros, o chef tinha o café bem forte já pronto, e inventou de acrescentar o whisky para dar uma animada  á mais nos passageiros(hehe), foi assim que que ele surgiu, dentro da cabeça de um chef irlandês bebum!hahahaha...E não é que a combinação deu certo? A bebida esquenta MESMO!
Uma receitinha ótima para tomar com o lover!
Aqui vai a receita, é fácil!

Ingredientes:
 
2 colheres (chá) de açúcar cristal
200 ml de café forte (da sua preferência)
150 ml de whisky de boa qualidade
2 colheres (sopa) de chantilly

Modo de Fazer:
  1. Escalde 2 copos de água bem quente e seque-os
  2. Coloque 1 colher (chá) de açúcar em cada copo
  3. Coloque o café e o whisky
  4. Acrescente 1 colher de creme de chantilly cuidadosamente e sirva sem mexer
Bom por essa semana é só, prá quem tem namorado um ótimo dia 12, prá quem não tem, não faz mal, como diz o poetinha "A vida é a arte dos encontros, embora haja tantos desencontros pela vida..", o que ele quer dizer é que toda panela velha tem sua tampa amassada!hahahaha...
Um ótimo final de semana prá todo mundo!

Muac*-*

terça-feira, 7 de junho de 2011

"Fondue à l'amour"

Oi gente!!!
Bom a receita que vou postar hoje aqui, não precisa de muitas apresentações, além de combinar com esse tempo frio que tá fazendo, é perfeito prá se comer juntinho com o love...Fondue! Farei o meu no fim-de -semana, Clyde que me aguarde!!!hihihihi...
Uma receita fácil de fazer, não tem muito grilo, caso você não tenha o rechaud, não faz mal, dá prá fazer na panela normal mesmo, o segredo vai ser só manter a panela quentinha ( mas cuidado prá não ferver demais e queimar o queijo) .
A combinação dos queijos vai de cada um, eu escolhi dois queijos que não são lights, mas dá um sabor bem legal, sem deixar muito enjoativo.
Aqui vai...

Fondue de queijo

Ingredientes:
1 dente de alho
250 g de queijo gouda ou cheddar ralado grosso
250 g de queijo tipo mussarela ou prato ralado grosso
1 ½ xícara (chá) de vinho branco seco
¼ xícara (chá) de conhaque ou kirsch
Sal, pimenta - do - reino e noz - moscada a gosto
Pedaços de pão francês amanhecido cortado em cubos

Modo de Fazer: Esfregue o dente de alho no fundo da panela de fondue
A seguir, coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer, sem ferver
Coloque os queijos, mexendo sempre, até a mistura ficar uniforme e pastosa
Caso fique muito mole, dissolva 1 colher (sobremesa) de amido de milho no conhaque
Adicione o conhaque e os temperos e mantenha o rechaud aquecido para manter a temperatura
Com garfo próprio, cada pessoa espeta os pães (um em cada garfo) e passa na fondue .

*Para acompanhar o ideal é o pão amanhecido, para ficar mais fácil de mergulhar no queijo derretido e ficar todo envolvido nele ( ruim né?), os pães podem ser o francês, ciabatta ou baguete, já fiz com o pão italiano e fica bom também. Você também pode servir florzinhas de brócolis e couve-flor, cenoura e batata em cubos, todos previamente aferventados. Não os deixe muito cozidos para que não se partam no momento de mergulhar na fondue.
Aí gente, é só montar o cenário e um bom vinho branco seco prá finalizar.
Mais uma receitinha lover prá voceis, aproveitem!

Muac*-*

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Semana Lover !!!

Oi pessoas!
Semaninha que antecede o Dia dos Namorados, e eu já tô lover!hihihihi..
Então pensei, essa semana vou dedicar meu blog para esta data tão fofa
Adorei minha idéia !
Pois bem, o Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.
Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
Ah ! E dia 13 de junho é Dia de Santo Antônio, o dito santo casamenteiro, aí povo é só pegar um santinho e fazer dele gato e sapato, tem gente que põe ele de cabeça prá baixo num copo d'água, com uma cordinha no pescoço, vale tudo prá pressionar o santo e fazer você desencalhar logo...hahahaha...
Bom depois dessa aula de romance , vou postar aqui uma receita de chocolate quente, já que também tá um frio super! Eu vou tomar aqui o meu, pensando no Clyde...

Chocolate Quente

      
Ingredientes:
 
  1 litro de leite desnatado
  1 lata de leite condensado
  4 colheres de sopa de chocolate em pó
  2 colheres de sopa de amido de milho 
   Canela em pó para polvilhar
      
Modo de Fazer:
  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador ( menos a canela)
  2. Levar ao fogo em temperatura média até o líquido ferver engrossar
  3. Servir em xícaras, polvilhar com canela
Facinho né? Bem, se quiser dar uma caprichada, fica ótimo com chantily em cima e rapas de chocolate, e dá prá fazer mais light também, hoje muitas marcas disponibilizam de leite condensado e acholatado light.
Uma ótima semana prá todos!
Muac*-*