RSS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sabor e cheiro...

Oi Pessoas!!
Estive aqui pensando, para uma boa receita, ou , para que uma boa receita tenha um toque á mais, ou pode-se dizer pessoal, tem que ser adicionados na receita bons temperos e condimentos. Eu não dispenso!
Sou fã de noz-moscada, salsinha ( amoo ver as folhinhas "boiando" na sopa! ), tudo que leve a receita ter um sabor bem mais realçado, que pode ter certeza, o povo vai comer e vai achar que alguma coisa de diferente tem!
Nas minhas pesquisas sobre o assunto, achei dois lugares bem interessantes onde tirei essas informações sobre temperos e condimentos, um livro lançado agora no Brasil "Ervas, temperos e condimentos de A a Z" -Tom Stobart , minha próxima comprinha, hihihi, e um site " Culinária Mundial", muito interessante, onde surgiu várias sugestões para próximos laboratórios culinários.
Listo aqui alguns temperos básicos, sempre prontos para temperar um feijão, uma salada, um pernil , um frango, um bife, etc…E dar um toque super nas receitas!


Clique para ampliarPimenta do Reino
Você com certeza já comeu algum prato com pimenta do reino. Sabor levemente apimentado, geralmente usada com carnes vermelhas. Nas feiras costuma-se moer misturada com cominho, para temperar carne de aves, como frango caipira. Ou refogar legumes como abobrinha e chuchu.
Mas saiba, a pimenta do reino moída na hora, tem um sabor mais marcante. Lembra da mortadela com pimenta do reino em grão?
Caso não goste de moer ou amassar. Compre pouca quantidade, de preferência, as que são moídas no ato da compra, nas feiras, por exemplo.
Hoje, é fácil encontrar moedores de pimenta do reino nas lojas. Caso não tenha, amasse com o martelo de bater carne. Prefira colocar a pimenta por último no preparo dos pratos.


Clique para ampliarNós-Moscada
Semente ou castanha de Nós-Moscada. Outra especiaria de sabor forte e marcante, levemente adocicado, para alguns. Porém, bem marcante mesmo, é utilizada ralada ou raspada em pequenas quantidades, pitadas. Passando disso, tomo conta da receita. Sendo um sabor muito forte. Por isso, se utiliza ralar a noz sempre na hora em cima do prato. Que vai desde de doces, como pudins, arroz-doce, coalhada… Até os salgados como molhos, suflês, temperar carnes suínas como pernil, lombo… etc.


Clique para ampliarGengibre
Raiz de sabor um pouco azedo e picante. Assim é o gengibre, utilizado em pratos orientais. Acha-se dele seco ou fresco. Fresco, utiliza-se ralado ou amassado, temperando peixes e aves, ao invés de usar o alho. Um bom parceiro do gengibre é a raiz de Coentro. Seco, pode se temperar sopas e caldos.


Clique para ampliar Pimenta Calabresa desidratada
É uma pimenta vendida desidratada e picada. Tem um sabor menos picante, que as suas parentes, “passando rápido” pelo paladar. Lembrando um sabor de embutidos defumado. Ideal para pratos com caldos: Inhâme, cará, Vaca atolada, estrogonofe, sopas, molhos… Usado como tempero rápido em pizzas e outros lanches salgados.


Clique para ampliarAlecrim
Outro tempero que não pode faltar. Não dá pra explicar o sabor do alecrim. Mas você percebe quando faz um pernil de suíno, uma carne cozida, uma picanha grelhada ou uma batata assada, regada com azeite e polvilhada com folhas de alecrim. Acha-se fresco ou seco. Prefira o fresco, como tempero, de uma leve amassada nas folhas antes de utilizar.

Orégano
Clique para aumentar
Originalmente, o Orégano começou a ser utilizado como tempero na Itália. Junto com as massas, pizzas, molhos, caldos a base de leite, regado com azeite… se espalhou pelo mundo.

Louro
Clique para aumentarSimbolo da vitória nos jogos da Grécia. As folhas de louro, especiaria de aroma forte, não serve só para dar sabor e aroma ao feijão. Mas também ajuda na digestão e eliminação de uma toxina presente no feijão. Depois de cozida no feijão, deve ser jogada fora. Serve também para temperar carnes vermelhas cozidas, como costela, chambari, acém. Carnes suínas também, sempre no cozimento. Geralmente se encontra pra comprar a folha seca, mas também pode se utilizar a fresca.
Salsa
Clique para ampliarSalsinha, muito parecida com o Coentro. Só que com folhas mais finas, sabor mais suave, levemente doce. Usado picadinho, junto com a cebolhinha, o cheiro-verde. Acrescentado sempre no final do cozimento, já na hora de servir. Acompanhando cozidos de carnes, legumes, verduras e também em saladas.
Clique para ampliarA salsa desidratada, deve ser acrescentada em cozidos, molhos, caldos. Tem um sabor um mais acentuado do que a fresca.
Açafrão
Clique para ampliarEspeciaria milenar, uma raiz de forte, que dá cor e sabor aos alimentos. Geralmente se compra o pó de açafrão nos supermecado, mas na verdade o açafrão é uma raiz, como o gengibre. Com o sabor mais acentuado do que o açafrão em pó. Quando raiz, o açafrão é ralado, depois acrescentado a pratos como Paella espanhola, Frango Caipira, Galinhada, Peixada e muitos pratos regionais brasileiros. Para acentuar a cor, pode ser utilizado junto com o Colorau, que não atrapalha o sabor do açafrão.
Em alguns paíse o açafrão também é utilizado em pratos doces, como bolos e pudins.

Páprica
Clique para aumentarPáprica é uma pimenta, achada nas versões doce e picante. Cor vermelha, com pontos brancos. Observe ao comprar a páprica se parece com o Colorau. Muito boa para temperar recheios de lagarto, frango, lombo, peixes. Vai bem com também com caldos e molhos.
Colorau
Clique para aumentarOu Extrato de Urucum. Você já viu aquela cor amarelada da margarina? Pois é colorau. Utilizado em uma infinidade de produtos alimentícios industrializados. Colorau tem a cor Laranjado ao Vermelho. Mais claro, que a páprica. Não tem um sabor ou aroma característico, mais é ótima para dar mais cor a molhos, caldos, recheios. Quando quiser uma cor laranja-avermelhada, sem usar extrato de tomate. Use o Colorau.
Hortelã
Cheiro agradável e refrescante, sabor levemente picante. O chá é muito utilizado no Oriente-médio. Usa-se as folhas frescas, em saladas, maioneses, molhos, doces, pudins, cremes, refrescos, enfim, um uso diverso para a Hortelá. Pode se picar e pulverizar em pratos quentes, mas já na hora de servir. Não pode faltar no Quibe, seja assado ou frito. Acompanha muitos pratos árabes.
Manjericão
Clique para aumentarOutra erva com tradição italiana. O Manjericão sabor que fica no paladar por um bom tempo. Para se aproveitar o máximo o sabor do manjericão deve se utilizar o mais fresco possível, em molhos, caldos, sopas. Pode se utilizar em assados rápidos, como pizzas. O ideal é picar e acrescentar ao final do cozimento. Se cozinhar ou assar demais pode ficar com sabor amargo.
A versão desidradata do manjericão, tem um sabor levemente amargo. Deve ser utilizada em pratos com molhos, caldos e sopas.

Esses são os que mais uso, e que acho imprencendível ter na sua coleção!
Espero que gostem!

Muac*-*

1 comentários:

Luiz Mariano disse...

Ói que massa!
*-*

Postar um comentário